sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Novos Ventos no Egito

Lá quando comecei o blog escrevi sobre novos ventos no mundo. A bola da vez no quesito transformação de impacto global é o Egito. Desconfiado como sou, acabei me detendo sobre artigo destacado por Joaquim Neiva no site do Luis Nassif:

Por Joaquim Neiva
Um estranho caso de “vidência” ou “saída a americana”?
Nassif,
Há dez dias o Senador Republicano Lindsay Grahan, do Comitê das Forças Armadas do Senado, "previu (?)" o desfecho do episódio Mubarak.
Quem lê a manchete do dia 1º de fevereiro passado, jura que a matéria foi publicada há poucos minutos.
Misssstéééééério!!!
Do Terra
WASHINGTON, 1 Fev 2011 (AFP) -As forças armadas do Egito evitarão que os islâmicos controlem o governo desse país, disse o senador republicano Lindsay Graham, que completou que os americanos não devem se envergonhar de apoiar os militares egípcios.
"Todo americano deveria apreciar o fato de que durante anos proporcionamos ajuda às forças armadas egípcias em termos de equipamento e treinamento, porque essas forças são nossa melhor carta para assegurarmos que o Egito não se torne um Estado radical", disse Graham.
Consultado pelos jornalistas se queria dizer que o exército teria de intervir caso os egípcios pronunciassem um governo islâmico, o senador respondeu: "creio que o exército egípcio protegerá o povo egípcio de se tornar um Estado islâmico radical".
"Essa é minha esperança, essas são minhas espectativas", completou Graham, integrante do Comitê das Forças Armadas do Senado. "Assim, o fato de termos proporcionado ajuda aos militares não é algo de que devemos nos envergonhar", completou.
Graham também defendeu a forma com a qual a secretária de Estado, Hillary Clinton, lidou até agora com a crise, ao afirmar que fez "um bom trabalho", apesar de pedir a concepção de um plano global para fomentar uma transição política pacífica.
Nota do post (do Neiva) : Para mim os americanos acrescentaram hoje mais um golpe militar no extenso currículo.

Um comentário:

  1. Veja este artigo:

    http://www.idelberavelar.com/archives/2010/11/nao_e_sobre_voce_que_devemos_falar_por_ana_maria_goncalves.php

    Daniel Viana

    ResponderExcluir