quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Das Três Metamorfoses - Friedrich Nietzsche

"Vou falar das três metamorfoses do espírito: como o espírito se transforma em camelo, e o camelo em leão, e o leão, finalmente, em criança.
Há muitas coisas pesadas para o espírito, para o espírito forte e sólido, imbuído de respeito. A força desse espírito reclama por coisas pesadas e das mais pesadas.
Que coisa pesada? - pergunta o espírito transformado em besta de carga. E ajoelha-se como camelo e quer que a carga lhe seja bem colocada. Qual é a carga mais pesada, ó heróis? - pergunta o espírito transformado em besta de carga - para que eu a carregue e me rejubile com minha força?
(***)
Na extrema solidão do deserto, ocorre a segunda metamorfose. O espírito se torna leão. Pretende conquistar sua liberdade e ser o rei de seu próprio deserto. 
Procura então seu último senhor. Quer ser seu inimigo e de seu último Deus. Para sair vencedor, quer lutar com o grande dragão.
Qual o grande dragão a que o espírito já não quer chamar senhor seu Deus? "Tu deves", assim se chama o grande dragão. Mas o espírito do leão diz: "Eu quero".
(***)
Dizei-me, porém, irmãos. Que poderá a criança fazer que não haja podido fazer o leão? Para que será preciso que o leão que ataca se transforme em criança?
A criança é inocência, esquecimento, um recomeço, um brinquedo, uma roda que gira por si própria, movimento primeiro, uma santa afirmação.
Sim, para o jogo da criação, meus irmãos, é preciso uma santa afirmação. O espírito quer agora sua própria vontade. Tendo perdido o próprio mundo, quer conquistar seu mundo."   

Nenhum comentário:

Postar um comentário