segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Top 100 - Secos & Molhados


Se minha lista de melhores discos tivesse a pretensão de ser original ou fugir do lugar comum, o álbum Secos & Molhados (1973) seria um dos primeiros a ser riscados. Por outro lado, qualquer lista que respeite a qualidade musical e a importância da obra para a cultura musical, especialmente a brasileira, deve trazer a indicação do grupo que revelou o talento de Ney Matogrosso. O álbum está calejado de figurar em listas famosas e jamais poderia ser esquecido por mim.
A banda Secos & Molhados foi genial, e o mérito disso não é só de seu integrante mais famoso. João Ricardo foi o principal compositor do grupo e idealizador de muitos conceitos da banda. Segundo conta Ney Matogrosso, foi a maquiagem do grupo que inspirou a criação da banda americana Kiss (embora haja muita controvérsia sobre isto*).
 É possível perceber influências diversas no disco, bem como este também influenciou muita gente. Difícil é rotular o estilo musical do grupo. O disco é alegre e triste, calmo e agitado. É belo e vibrante. Para quem não conhece, posso dizer que é um disco que flerta com a MPB, com o rock progressivo e com a música folclórica brasileira. Vale a pena ouvir e entender a autenticidade do que foi produzido pelo grupo. 

Um comentário:

  1. Coincidência, nesta semana postei sobre a saída de Ney dos Secos & Molhados...

    ResponderExcluir