terça-feira, 26 de outubro de 2010

Censura e Silêncio!


O nome deste blog foi inspirado em reflexões de determinado livro. Reflexões estas relacionadas à natureza humana. Entretanto, a expressão "livre pra que?" é extremamente adequada para que se faça uma análise do que vem ocorrendo na mídia brasileira.
Amaury Ribeiro é um jornalista que passou pelo O Globo, Jornal do Brasil, Estado de Minas, Istoé e vários outros veículos. Foi ganhador de
alguns dos maiores prêmios de jornalismo: o Prêmio Esso (três vezes) e o Valdimir Herzog (quatro) .
Seu nome recentemente ganhou notoriedade ao ser relacionado à violação de sigilo fiscal de pessoas ligadas a José Serra. Se ele tem culpa ou não no episódio, caberá à justiça esclarecer.
Ontem, ao sair do depoimento na Polícia Federal, ele distribuiu documentos que integrariam a CPI do Banestado, aos quais obteve acesso legal. Não se tratava de declarações de renda ou bens obtidos criminosamente. Os documentos foram xerocopiados no próprio Tribunal de Justiça de São Paulo e trazem este registro de presunção de autenticidade.
A imprensa que tanto brada contra qualquer tipo de regulação, falando sempre em censura, agora se cala ante os documentos apresentados. Há um completo silêncio inclusive sobre a carta aberta do premiado jornalista a seus colegas:


No Blog do Nassif  podem ser baixados os documentos oferecidos por Amaury, em pdf.

2 comentários:

  1. Prezado Rafael,
    Sobre o seu questionamento "liberdade (no caso, o de imprensa) pra que"? acredito que a imprensa livre seja um dos pilares da democracia. Na Constituição Federal de 1988, inclusive, é assegurado o direito a liberdade de comunicação, independente de censura ou licença. O papel da imprensa, sobretudo, é informar, ainda que em algumas situações omissões, mentiras ou distorções de fatos possam servir mais para a desinformação.
    No entanto, supor que um possível silêncio da imprensa esteja correlacionado aos interesses dos acusados em questão é acreditar que todos estão comprometidos, o que, convenhamos, é impossível. Diversos são os veículos que batem insistentemente em Serra, FHC, PSDB, privatizações, etc.
    Todos, independente de partidos políticos, pessoas, cargos ou funções, devem estar sob o regime da lei. Por isso, torço para que os fatos sejam devidamente esclarecidos pela justiça. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Alessandro,

    o que pretendo enfatizar é que a liberdade deve sempre ser proporcional à responsabilidade. O uso irresponsável de qualquer liberdade tende a incitar limitações a esta. Concordo que a imprensa deve permanecer o mais livre possível. A mídia impressa, por exemplo, não é uma concessão pública. Assim, sendo inteiramente privada, tem menos motivos para se explicar ao Estado do que a seu público. Não estou clamando por controle, mas exercendo meu livre direito à crítica aos grandes órgãos de mídia. São os novos ventos na comunicação e circulação de informações. Ventos aos quais eu e você hoje nos integramos. Sejamos bem-vindos! Abraço!

    ResponderExcluir