segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A mídia e a era Lula! - 2

"A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar." 
Sun Tzu
O próprio Lula costuma-se creditar ao preconceito de classe o tratamento hostil de seu governo recebeu de parte da mídia. Para alguns analistas, a razão do embate entre o governo Lula e a grande imprensa seria de natureza ideológica. O governo mais de esquerda ou "populista" teria encontrado resistência de uma mídia liberal "progressista". Nos últimos dias do mandato do presidente, a Folha de São Paulo acabou por revelar a verdadeira razão da insatisfação da grande mídia com o governo. Revelou também como Lula soube derrotar o editorial da grande mídia sem nunca ter recorrido a uma medida de força. A democratização da verba da publicidade federal foi a arma silenciosa que tanto distanciou Lula da grande imprensa.

Fernando Rodrigues, Folha de S. Paulo
Quando Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse, em janeiro de 2003, apenas 499 veículos de comunicação recebiam verbas de publicidade do governo federal. Agora, o número foi para 8.094.
Esses jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e "outros" estão espalhados por 2.733 cidades. Em 2003, eram só 182 municípios.

Um comentário:

  1. Talvez isso por si só não justifique, pois não sei se esses veículos da grande mídia receberam menos recursos do Governo federal. Mas é fato que essa pulverização ajuda a consolidar o governo nos rincões....

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