quinta-feira, 15 de julho de 2010

Top 100 - Planet Hemp


O Planet Hemp ficou marcado pelos problemas com a justiça em razão de suas letras relacionadas à maconha. Se a polêmica serviu pra projetar a banda, fez com que ela ficasse estigmatizada. Para muitos o discurso da banda pareceu adolescente, marketing barato ou simplesmente demasiado repetitivo. Esta é uma redução injusta do grupo que foi liderado por Marcelo D2.  
O rock dos anos 80 adentrou os anos 90 muito ligado ao pop romântico. Bandas como Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Capital Inicial, símbolos do "rock brasileiro", são exemplos de como o gênero ganhou espaço ao tempo em que perdeu a agressividade e contestação típicas do rock.  Já o Planet Hemp transbordava rebeldia e transgressão. Não só pelas letras ligadas às drogas e a crítica política, mas também pelos arranjos de suas músicas, sempre fortes, acelerados e vibrantes.   
É inegável o sucesso dos 5 discos da banda, dos quais quatro viraram discos de ouro. Por isso mesmo eu escolho o último álbum, a coletânea Ao Vivo MTV- Planet Hemp. O disco é um apanhado que resume bem a banda e, por ser gravado ao vivo, deixa clara a identificação com o rock a que me refiro. Sem dúvida, é um excelente disco para os que tem ouvidos abertos para um som mais pesado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário