quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Conquista do Espaço - A Força Soviética



Quando se pensa em tecnologia de conquista do espaço logo é lembrado o nome da NASA – Agência Espacial Americana. Mesmo a maioria dos filmes de ficção tratam a agência como a única capaz de agir para proteger o mundo de perigos do espaço, sejam eles representados por asteróides ou ET´s.
O sucesso de imagem da NASA tem haver com o domínio da cultura ocidental moderna pelos EUA e  do protagonismo no maior feito do homem no espaço: a chegada à Lua. Porém, a hegemonia da agência americana na conquista espacial não é assim tão verdadeira.
Dentre os maiores feitos na corrida espacial, pertencem aos soviéticos foram pioneiros ao: lançar um satélite artifical – Sputnik (1957); colocar em órbita o primeiro ser vivo- a cadela Laika (1959); colocar em órbita o primeiro homem -  Yuri Gagari. (1961). Atualmente a Estação Espacial Internacional ( International Space Station'' ou simplesmente ISS), em órbita desde 1998, é o maior símbolo da ambição de conquista do espaço. Entretanto, em 1986 a URSS colocou no espaço a MIR, estação espacial que ficaria 15 anos ativa. É, por enquanto, dela o recorde de permanência de uma estação em órbita. Em um jargão típico de filmes de ficção científica, a MIR pode ser considerada a primeira base espacial da humanidade!

O Fim da MIR
  • Fev/1997: uma vela de lítio, usada para gerar oxigênio, dá início a um incêndio a bordo. A tripulação consegue controlar o fogo e evitar uma catástrofe.
  • Jun/1997: durante uma operação de atracação, uma nave de carga Progress se choca com o Módulo Spektr, abrindo um rombo na fuselagem. A tripulação isola o módulo evitando que todo o ar escape da Mir. Superar os dois incidentes é prova da consistência do projeto soviético.
  • Jul/1998: A agência espacial russa anuncia que vai desativar a MIR. É possível imaginar a defasagem tecnológica da estação inaugurada em meados da década de 80. Ainda assim, a tecnologia desenvolvida a partir da MIR tornou-se vital para o desenvolvimento da ISS.
  • Jan/2000: a empresa privada MirCorp anuncia uma campanha de arrecadação de fundos para arrendar a estação espacial e transformá-la no primeiro hotel espacial.
  • Nov/2000: A agência espacial russa, alegando que a MirCorp não cumpriu o combinado, anuncia que a estação será destruída em fevereiro.
  • Mar/2001: Moscovitas protestam contra o fim da estação. A Mir queima na atmosfera na madrugada do dia 23. É o fim de uma era na astronáutica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário