sábado, 17 de abril de 2010

Datafolha - Abril

Serra - 38%
Dilma - 28%
Marina - 10%
Ciro - 9%

O último levantamento do instituto apontava Serra 36, Dilma 27, Marina 8 e Ciro 11. Divulgado há 20 dias, aqueles números foram contestados até por jornalistas da própria Folha de São Paulo, dona do Datafolha. Apresentada sem prévio anúncio de sua realização e às vésperas do lançamento oficial de Serra, os números da pesquisa anterior mostravam o crescimento do tucano em discrepância com dados de outras pesquisas.
Em meio aos questionamentos da credibilidade do Datafolha, a Folha passou a atacar pesquisas da Sensus e Vox Populi, antes mesmo da divulgação delas. Este comportamento tornou ainda mais suspeitos os números da pesquisa criticada.
Agora, a nova pesquisa traz variações apenas dentro da margem de erro, como a ratificar a anterior, levemente confirmando as tendências indicadas. Se os números anteriores apresentavam o crescimento do tucano sem fato político que o justificasse, os números de agora negam efeito ao lançamento feito com pompa pelo PSDBista e amplamente repercutido na mídia. Para se ter uma idéia, no dia do lançamento de Serra, a Globo sequer mencionou evento com Lula e Dilma ocorrido no ABC paulista na mesma data. O Datafolha derrapa, mas seus números estão aí para serem analisados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário