segunda-feira, 19 de abril de 2010

Que Zorra é essa?



Muito embora a proposta deste blog seja tratar também de política e do papel da mídia, eu por vezes quero permear estes assuntos com outros de maneira mais frequente. Não estava pensando em escrever sobre política por esses dias, mas eis que me deparo com a Globo e a Veja.

A Globo lançou ontem na cara de pau uma "campanha comemorativa" de seus 45 anos. Não me lembro de campanha pelos 44 ou 35 anos da emissora. 45 é o número de Serra e o Brasil pode mais é seu slogan. Não é que a emissora calma por mais educação, segurança, etc. No youtube o vídeo da Globo é imediatamente relacionado ao discurso de Serra. Um abuso da emissora que goza uma concessão pública. Link para ver o vídeo:


A capa da VEJA é quase um cartaz de Serra exposto nas bancas de jornal e prateleiras de caixas de mercado.
Esses caras querem nos meter numa Venezuela. Estão doidos para o governo reagir e criar um crise, acusando o governo de autoritário. O que fazer diante de tais provocações? Como não temer que, assim como a mídia de lá em 2002 e a própria mídia daqui em 64, não estejam conspirando, articulando ou apoiando um golpe?
*Nota pós-post: Na segunda-feira, dia 20, a Globo recuou e divulgou nota dizendo que a exibição do jingle comemorativo não se repetirá. Alegou que o vídeo fora produzido em novembro passado e que seria uma coincidência as semelhanças com a campanha de Serra. Circula na internet que o recuo se deu por pressão de atores que se sentiram lesados no uso da sua imagem e ameaçaram externar publicamente essa insatisfação. Hoje atores não precisam mais se submeter a tudo na emissora, eles têm alternativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário