quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Dança


"Eu só poderia acreditar num Deus que soubesse dançar."
"E quando vi meu demônio, pareceu-me sério, grave, profundo, solene. Era o espírito da gravidade. Ele é que faz cair todas as coisas." (Friedrich Nietzche)

O homem se vê no centro e crê que seu mais legítimo sentimento de justiça e lógica seria aplicável a Deus. Produziu-se no mundo e em cada indivíduo um Deus, ente superior que segue ou aplica uma moral, um padrão um objetivo nobre. "Vaidade, tudo vaidade". Estamos órfãos. A proteção divina se baseia em anseios psicológicos e só seria atendida por uma entidade de igual estrutura mental. O homem fez Deus sua imagem e semelhança.
Entretanto, se distinguir a figura divina é tão difícil, o demônio é reconhecido facilmente. A tristeza desprovida de fé é o próprio inferno.
Sem fé em Deus não se crê no mundo. Quem não vê lógica e justiça torna-se refém das frustrações. A solidão é o destino de todos notado por alguns.
É na antítese do demônio que está o divino alento. Desvia-se da dor e busca-se a alegria. Se Deus existe é um ser dançando com o mundo aos seus braços. Não é conduzido por anseios humanos, mas pela música que só ele escuta. Ao homem resta dançar a dança do mundo. Bailar tentando não pisar em falso e rir-se de seu passo desajeitado.

4 comentários:

  1. Os fatos citados, são fatos. Os adjetivos adicionados são frutos de quem os coloca. Poderia utilizar este mesmo texto com outros adjetivos e teria uma manifestação extremamente espiritualista, como de fato este texto o é. Se a vida é menos sofrida com fé, e parece ser isto fato incontroverso, a fé é real e Deus se manifesta. Não o velho barbudo, Deus, imagem e semelhança do homem, pois transforma seu universo de acordo com sua mente.

    ResponderExcluir
  2. Rafael, obrigada pelas palavras deixadas no comentário. Adorei seu blog também. Parece que temos muitos assuntos em comum. Cê é de Salvador mesmo? Vamos trocando figurinhas e nos divulgando por aí. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. A fé é o meio, mas Deus não é o fim...
    Como vc bem colocou, essa instância não passa de uma tentativa desesperada de se obter respostas, alcançar objetivos, transferir responsabilidade. Há que se considerar também que essa figura foi inteligentemente usada como ferramenta de ordenação social durante muito tempo.
    A fé é algo muito maior que isso. Eu diria sim, que sem fé, a tarefa de crê no mundo fica difícil. Mas fé naquilo que é possível realizar... Fé nas ferramentas que vc mesmo cria pra tranformar o seu universo... Fé de que o amor sincero daqueles que o cercam dificilmente irá desampará-lo...É ter a destreza de acreditar no mundo com suas peculiaridades, sem perder de vista de que o homem está longe de ser o centro do universo, mas é quem controla seu próprio guidon.
    Deus sou eu!!

    ResponderExcluir
  4. A fé em um Deus por dogma ou tradição é insustentável para quem o olha sob a perspectiva racional. As inconsistências das verdades e preceitos morais de qualquer religião são facilmente notadas. Deus logo é percebido como projeção dos anseios ou conforto alienado. Para mim, a fé como meio, a fé no mundo e fé nos amigos e família foi também uma etapa na construção de minha percepção de mundo.

    ResponderExcluir