sexta-feira, 9 de abril de 2010

Em que mentira você prefere acreditar?


Toda verdade é uma versão dos fatos. Para cada olhar há um ângulo, portanto existe uma verdade exclusiva para cada visão. É estranho que diante de fatos tão controvertidos quanto os episódios envolvendo os "presos políticos" cubanos a mídia nacional escolha só uma versão.
Em março de 2003, Bush invadiu o Iraque contrariando as resoluções da ONU. No mês seguinte, em Cuba forma presos 75 pessoas sob a acusação de conspirarem, com apoio do governo americano, contra o regime cubano. Já em 2002, houvera um grande número de prisões de dissidentes supostamente financiados pelo diplomata americano em Cuba James Cason.
Não é difícil crer que Bush Jr. estivesse intensificando ações contrárias ao governo dos Castro após o 11 de setembro. Também não é difícil supor que Fidel tenha aproveitado a falta de autoridade moral americana perante a ONU para prender adversários.
Neste ano de 2010 faleceu após greve de fome Orlando Zapata. Houve uma grita na imprensa por Lula ter comparado o "dissidente" a um preso comum. Ocorre que Zapata tinha uma longa ficha criminal, iniciada em 1988. Tivera sido preso por crimes como invasão de domicílio e lesão corporal (portando uma faca). Em 2002 Zapata foi novamente preso, sendo solto em 9 de março de 2003. Voltou a ser preso 11 dias depois. O agora mártir da luta política, não figurou na lista da Comissão de Direitos Humanos da ONU que condenou as 75 prisões de março de 2003. Apesar de ter ocorrido no mesmo mês, a prisão de Zapata não ocorreu nas mesmas circunstâncias. Condenado então a 3 anos, sua pena fora aumentada por "conduta agressiva na prisão".
De um lado, existia a contra-revolução ávida em mobilizar o maior número possível de supostos ou reais correligionários. Do outro, diante das vantagens materiais que envolvia uma "militância" fomentada pelas embaixadas estrangeiras, provavelmente Zapata Tamayo adotou o perfil "político" quando sua biografia penal já era extensa.
O que se pode dizer sobre presos políticos em Cuba hoje? Segundo a Anistia Internacional, o número de presos políticos na ilha chegou a ser de 112 mil em 1986. Teria caído para 80 mil em 2006. Em 2008 o número teria sido reduzido para 205 presos. A drástica redução me leva crer que ou os números estavam exagerados, ou Raúl Castro realmente flexibilizou o regime. Acredito na primeira hipótese, uma vez que a liberação de cerca de 80 mil presos em 2 anos teria sido um acontecimento de grande repercussão. É certo que além de pessoas que são mantidas em cárcere, há um número incerto de detenções rápidas por motivos políticos.
Não existem registros pela Anistia Internacional de tortura ou desaparecidos, tão comuns a outras ditaduras que varreram a américa latina no século passado. O mesmo não se pode falar do governo dos EUA. Há uma série de denúncias de prisões ilegais ao redor do mundo por conta da guerra ao terror. Muitos dos presos não são acusados formalmente. Muitos somem sem que seus parentes sejam avisados.
Em Guantánamo a tortura e maus tratos são de conhecimento do mundo. Agora se descobre que Bush Jr. e seus colaboradores sabiam que muitos presos da base americana em Cuba eram inocentes. Não fizeram nada porque temiam que sua eventual libertação fosse prejudicial para a "guerra contra o terrorismo".
O erro americano não justifica o erro cubano. Mas o que não dá pra entender é o porquê de a mídia nacional abraçar eufórica a versão da imprensa conservadora dos EUA no caso dos presos políticos na ilha caribenha. Mesmo sem ideologismos é difícil aceitar tamanho equívoco.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1563369-5602,00-BUSH+SABIA+QUE+HAVIA+INOCENTES+PRESOS+EM+GUANTANAMO+DIZ+JORNAL.html

Um comentário:

  1. Difícil entender, mas fácil de aceitar. As informações internetXimprensa excrita/televisiva ainda são sofríveis e pouco confiáveis. Complicado entender o "massacre" dos dissidentes políticos de Cuba não ter sido noticiado, uma vez que esta queda tão gritante não me parece que Raul Castro fez esta libertação em massa.

    ResponderExcluir