segunda-feira, 19 de abril de 2010

Top 100 - Roberto Carlos


Neste dia de tristeza para o rei (funeral de sua mãe), trago para minha lista um disco que sempre soube que citaria: Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura. A foto da capa à direita é tamém uma imagem do filme homônimo ao disco de 1967.
Uma boa definição do que representa o cantor para o brasileiro é dada no blog Musica Em Prosa (link na coluna à direita). "Traduzindo" a definição dada por Afonso Romano de Sant´anna, o blogueiro afirma que Roberto Carlos agrada o lado sofisticado dos ouvidos ditos "populares" e o lado popular dos ouvidos ditos "sofisticados".
Falar de artistas com carreiras tão longas e consagradas é tarefa árdua e sempre injusta. A melhor fase do rei foi vivida na virada dos anos 60/70. O disco Roberto Carlos de 1966 traz pérolas como Eu Te Darei o Céu, Negro Gato, Namoradinha de Um Amigo Meu, Querem Acabar Comigo, Não Precisa Chorar. O Inimitável de 1968 é outra porrada! Traz músicas como Não Vou Deixar Você Tão Só, Se Você Pensa, Quase Fui Lhe Procurar, Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo, As Canções que Você Fez pra Mim e Ciúme de Você. Em 1971 outro disco com nome do cantor traz Detalhes, Todos Estão Surdos, Traumas, Amada Amante e Debaixo dos Caracóis de Seus Cabelos. O líder da jovem guarda estaria bem representado em qualquer destes LP´s.
O disco Em Ritmo de Aventura é para mim o melhor. É desses que escuto sem pular uma música. As canções mais famosas do álbum são Eu Sou Terrível, Como é grande Meu Amor por Você (esqueça a versão de Osvaldo Mote negro) e Por Isso Eu Corro Demais. Mas a faixa top do top é Você Não Serve Pra Mim. A bateria com batidas seca, aliás, todo o arranjo faz da música um rock um tom acima da comportada jovem guarda. Quase chego a bater cabeça...
P.S.: Quem não conhece ouça e preste atenção na letra de O Divã (Roberto Carlos 1972), disponível na rádio Uol. O rei expõe livremente lembranças como a descrever imagens. Algo totalmente diferente do resto de sua obra, com uma profundidade e beleza bem peculiar.

2 comentários:

  1. Eu tenho esse CD, peguei emprestado com meu compadre...

    ResponderExcluir
  2. Seu compadre tem muito bom gosto. Mas como assim "tenho porque peguei emprestado"?

    ResponderExcluir