sábado, 12 de junho de 2010

Dossiês e dossiês!

Somente depois de perceber o estrago que o jogo sujo fez em sua trajetória política é que Serra passou a alardear a condição de vítima de golpes baixos. Foi assim em 2006 com os aloprados do PT paulista e é assim agora com a ainda mal explicada estória do dossiê sobre sua filha. Registre-se que o uso político da suposta vítima não tira a gravidade da conduta de quem eventualmente jogou pesado ou disseminou inverdades.
Dificilmente os eleitores têm acesso aos bastidores de uma candidatura. O Estado de São Paulo realizou uma matéria ímpar sobre bastidores da relação de Serra com seus aliados. Para ser candidato em 2002, Serra teria destruído a pré-candidatura de Roseana Sarney (então filiada ao DEM) enviando um dossiê para a imprensa montado por uma equipe sua no Ministério da Saúde. Isso deixou fissuras entre o tucano e pesos pesados da política como ACM e Sarney, inviabilizando sua própria eleição. Vale a pena ler a matéria inteira em  - http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,voce-nao-esta-vendo-que-e-minha-ultima-oportunidade,565275,0.htm#noticia - ou em  -   http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/serra-apelos-para-aecio-e-dossies-contra-tasso#more .
Para estimular a curiosidade sobre a reportagem transcrevo um pequeno trecho:

Na chegada ao Alvorada, deparou-se com o ex-ministro da Justiça e secretário-geral da Presidência, Aloysio Nunes Ferreira, mas não amenizou as críticas. Ao contrário: Tasso tinha Aloysio como o "ponta de lança" de Serra contra ele e ainda achava que FHC atuava para desequilibrar a disputa sucessória em favor de São Paulo. Pior, suspeitava da influência de Aloysio sobre uma operação da Polícia Federal que colocou agentes em seu encalço, em meio a uma investigação de lavagem de dinheiro.
Neste cenário, o que era para ser um jantar de autoridades no salão palaciano descambou para as ofensas em tom crescente, a ponto de Tasso apontar "a safadeza e a molecagem" do ministro, que agiria para prejudicá-lo. Bastou um "não é bem assim" de Aloysio para o bate-boca começar.
"Vocês jogam sujo!", devolveu Tasso.
"Vocês quem?", quis saber Aloysio.
"Você... o Serra... Vocês estão jogando sujo e eu estou saindo (da disputa presidencial) por causa de gente como você, que está me fodendo nesse governo", reagiu Tasso.
"Jogando sujo é a puta que o pariu", berrou Aloysio, já partindo para cima do governador. Fora de controle e vermelho de raiva, Tasso chegou a arrancar o paletó e os dois armaram os punhos para distribuir os socos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário