segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pesquisa - IBOPE, Junho

Estimulada
Serra 37%, Dilma37%, Marina 9%

Em relação à pesquisa anterior, Dilma subiu cinco pontos percentuais, e Serra caiu três.
O empate persiste na simulação de um eventual segundo turno: 42% para o tucano, 42% para a PTista. Na pesquisa Ibope de abril, o placar era de 46% a 37%.

A pesquisa Ibope não traz nenhuma novidade. Confirma a tendência de subida de Dilma e queda de Serra registrada em outras pesquisas. Os dados secundários confirmam o favoritismo da PTista, indicando essa com maior votação espontânea e ainda sendo menos conhecida que o adversário.
O único dado relevante desta pesquisa é que ela foi a primeira elaborada após a aparição de Dilma e Serra  nos horários gratuitos reservados aos partidos. Este tipo de espaço é disponibilizado por Lei para que partidos divulguem suas ideias e, em tese, não se destinam à propaganda eleitoral. Mas o fato é que Dilma usou o espaço do PT e Serra o do DEM como prévia da propaganda eleitoral que irá ao ar no período eleitoral.
Serra terá a seu dispor ainda em junho os programas do PPS e PSDB. A campanha serrista aposta que esses programas o farão voltar à dianteira das pesquisas. A julgar pelo resultado do Ibope, as aparições televisivas não tiveram tanta influência sobre a curva das sondagens pré-eleitorais. Pior, se existir realmente nexo entre essas aparições e o resultado das pesquisas, pode-se concluir que o discurso de Dilma convenceu mais do que o de Serra. É cada vez mais difícil o caminho do PSDBista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário