terça-feira, 29 de junho de 2010

Top 100 - Tim Maia Racional


Muita gente boa e sem muita curiosidade sobre a obra de Tim Maia associa o cantor apenas a baladas que vaiaram hits  e músicas irreverentes como "Sossego". No imaginário das novas gerações Tim está mais ligado às imitações de comediantes que vivem a repetir seu vozeirão e reclamações sobre agudos, graves e retorno.
É verdade que Tim Maia se tornou mega popular em razão da quantidade incrível de hits que produziu. Para se ter uma idéia, seu primeiro LP já trazia as canções "Azul da cor do mar", "Coronel Antônio Bento", "Primavera" e "Eu Amo Você". Não é atoa que o "Síndico" deve ser um dos campeões de venda de coletâneas.
Para os mais atentos à sua obra, Tim Maia é muito maior do que o apresentado nas coletâneas. Considerado um dos introdutores da soul music no país, sua obra é repleta de músicas dançantes e de excelentes arranjos. É mais ligada a essa outra faceta a indicação do meu Top 100: A fase Racional.  
Na década de 1970 Tim Maia entrou em contato com a doutrina Cultura Racional, liderada por Manuel Jacinto Coelho. Lançou em 1975, os álbuns Tim Maia Racional, volumes 1 e 2 pelo selo Seroma (palavra "amores" ao contrário e abreviação do próprio nome "Sebastião Rodrigues Maia"). São considerados por muitos os melhores de Tim Maia,  pelo fato de que nesta época ele manteve-se afastado dos vícios, o que refletiu na qualidade de sua voz. Desiludido com a doutrina, o cantor, revoltado, tirou de circulação os álbuns que viraram item de colecionador.
Qualquer lista dos 100 melhores discos brasileiros (a minha lista é mais ampla) trará algum disco de Tim Maia. Se a lista quiser fugir do óbvio indicará a sua fase Racional. Aqui o disco entra por sua qualidade e por representar o inusitado. O cantor que teve a vida marcada pelos vícios mundanos pregando a virtude espiritual. Tomo os dois discos por um, e aponto como Top 100 a Fase Racional de Tim Maia. 

P.S.: Para quem não conhece a fase e quer ter uma amostra, recomendo procurar na internet a faixa Imunização Racional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário