quarta-feira, 24 de março de 2010

Dilma Favorita?


Do Jornal O Globo:
Márcia Cavallari, do Ibope, João Francisco Meira, do Vox Populi, Mauro Paulino, do Datafolha e Ricardo Guedes, do Sensus, estiveram reunidos em São Paulo na tarde de ontem para debater o cenário eleitoral, em evento da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas.
Meira deu o palpite mais ousado da tarde: “não é impossível imaginar que a Dilma ganhe a eleição já no primeiro turno”, afirmou. Já Márcia Cavallari, do Ibope, e Mauro Paulino, do Datafolha, adotaram um pouco mais de cautela em suas exposições, embora tenham admitido cenário favorável à Dilma. Os dois usaram a mesma expressão para definir o caso: "pesquisa é diagnóstico, não prognóstico".

Ser favorito em política é muito importante. Mais do que estar na frente em pesquisas. Para muitos, o que vale é estar do lado que vai vencer. Não falo do eleitor que não quer "perder o voto". Falo de partidos e políticos. De grandes empresas financiadoras de campanha e da mídia ávida por contratos públicos. A consolidação do favoritismo de Dilma é muito nocivo para Serra. Por que tanta gente disputa a vaga de vice de Dilma e tantos fogem do mesmo papel na chapa de Serra? Entrar numa campanha desacreditada por aliados é algo melancólico para o político. Parece que quanto mais você vai ficando sem fôlego mais vão lhe roubando o ar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário