segunda-feira, 22 de março de 2010

ONU e Democracia

O Brasil pleiteia a reforma da ONU. Qual seria o critério de montagem da nova estrutura da entidade? E se a ONU fosse uma democracia representativa? Se tivesse 100 cadeiras ocupadas na proporção da população mundial? A China teria direito a 20 cadeiras. Os EUA no máximo a 5. A União Européia 7. O Mercosul 4, ou a Unasul (União de Nações Sul-Americanas) 6. Dá pra pensar uma ordem mundial assim?
Um bloco formado por China, Índia (17 cadeiras) e Indonésia (4) teria 41 cadeiras. Somando forças com a Unasul 47. Aí bastaria o apoio de Bangladesh e Paquistão para ter mais de 51 votos.
A América Latina teria mais peso que a Europa. Cada uma destas mais que os EUA.
Quando o critério é população, a Nigéria é mais que a Rússia, Etiópia que a Alemanha, Irã que a França e o Haiti que Israel.
Que tal o seguinte Conselho de Segurança?: Seriam 20 votos, China com 7, Índia 6, UE 2, Unasul 2, EUA 2, Indonésia 1. Será que os EUA querem mesmo promover a democaracia no mundo?

2 comentários:

  1. Rafael, Estas contas estão erradas, mas o sentido do que diz está correto.

    ResponderExcluir
  2. O números foram calculados com base em dados da ONU de 2008. Além das aproximações, é evidente que são apenas parâmetros tomando como a referência o percentual de cada país na população mundial. Até porque 100 cadeiras não seriam suficientes para representar todos os países (mais de 190 segundo a ONU). O próprio número de países existentes não é uma questão fácil de ser respondida. A Ossétia do Sul foi reconhecida pela Rússia, mas não pelos EUA. A China não reconhece Taiwan, o Irã não reconhece Israel, além de inúmeros povos que se autodeclaram independentes...

    ResponderExcluir