quarta-feira, 17 de março de 2010

Toca Raul


Desde que criei o Blog quis postar algo sobre música. Minha vontade maior não é emitir opinião sobre gêneros ou cantores. A idéia é dizer "ouça isso que realmente vale a pena."

Sempre me refiro a alguns discos como merecedores de entrar na lista de top 100. É um conceito altamente subjetivo que inclui não só o quanto gosto da obra. Meu carimbo de top 100 inclui também a originalidade, importância para o estilo musical, influência em outros artistas e outras coisas. São discos para serem salvos da hecatombe nuclear! À medida que eu vá expondo meus favoritos talvez consiga transmitir melhor meus critérios.

E por onde começar? Pela importância simbólica do primeiro citado, escolhi Raul Seixas. Um brasileiro baiano e roqueiro. Ele conseguiu ter uma obra vigorosa, criativa, profunda e divertida.

De Raul não recomendo um disco (talvez Gita ou um coletânea dupla é que mereça escapar do apocalipse), mas uma música: Novo Aeon. Rock da melhor qualidade, sua letra parece uma profecia e uma ameça aos conservadores. O ritmo é crescente, quase conclamando à mudança. Só ouvindo pra entender. Transcrevo só os primeiros versos:


"O sol da noite agora está nascendo
Alguma coisa está acontecendo
Não dá no rádio
Nem está nas bancas de jornais
Em cada dia ou qualquer lugar
Um larga a fábrica, outro sai do lar
E até as mulheres, ditas escravas,
Já não querem servir mais"


Ouvia muito Raul já aos 10, 11 anos de idade. Aí desgracei a pensar na vida. A molecada querendo ouvir Trem da Alegria ou Guns N' Roses. Eu não, eu queria é ouvir tocar Raul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário